Armazenamos apenas os cookies essenciais, necessários ao funcionamento do site, no seu dispositivo. OK
  1. Página Inicial
  2. Petrobras coloca o navio-plataforma Sepetiba em produção no pré-sal

Petrobras coloca o navio-plataforma Sepetiba em produção no pré-sal

Unidade é o terceiro sistema de produção, de um total de cinco, a produzir no campo de Mero

Publicado em 31/12/2023 às 17:42:47

Foto: Acervo SBM

Download

Clique para baixar a foto do post


A Petrobras colocou em produção hoje (31/12) o navio-plataforma Sepetiba, no campo de Mero, bloco de Libra, no pré-sal da Bacia de Santos. Esse é o terceiro sistema de produção de Mero, com capacidade para produzir até 180 mil barris de óleo e comprimir até 12 milhões de metros cúbicos de gás, tudo isso diariamente. A plataforma é do tipo FPSO, ou seja, é uma unidade flutuante de produção, armazenamento e transferência, da sigla em inglês.

O FPSO Sepetiba faz parte de um sistema de produção que inclui a perfuração e a preparação do poço para a produção (completação) de oito poços produtores e oito poços injetores de água e gás que estão sendo interligados à unidade.

A unidade possui tecnologias inovadoras para aumentar a eficiência na produção e, além disso, viabilizar a atividade de CCUS (Carbon Capture, Utilization and Storage), onde o gás rico em CO2 é reinjetado no reservatório e reduz as emissões de gases de efeito estufa na atmosfera.

“Para a Petrobras, alta produtividade e descarbonização andam juntas pois, ao realizar as nossas atividades, temos como parâmetro a sustentabilidade nos negócios, bem como no meio ambiente”, explicou o presidente da Petrobras, Jean Paul Prates.

A Petrobras afretou o FPSO Sepetiba da SBM, que também o construiu, para ser a terceira unidade produtora do campo de Mero, de um total de cinco, já que duas ainda serão instaladas. No prazo de um ano, entre dezembro de 2022 e dezembro de 2023, a Petrobras colocou em produção cinco FPSOs (ver figura abaixo).

Mero produz diariamente cerca de 230 mil barris de óleo e 15 milhões de m3 de gás. Trata-se de um campo unitizado, operado pela Petrobras (38,6%), em parceria com a Shell Brasil (19,3%), TotalEnergies (19,3%), CNPC (9,65%), CNOOC (9,65%) e Pré-Sal Petróleo S.A (PPSA) (3,5%), como representante da União na área não contratada.

“Vencemos o desafio de colocar cinco unidades em operação, no período de um ano. Isso demonstra a capacidade técnica da Petrobras, nossa intenção de investir no crescimento da produção e, consequentemente, no desenvolvimento do Brasil”, declarou o diretor de Engenharia, Tecnologia e Inovação da Petrobras, Carlos José Travassos.

icone tag Pré-sal
icone tag FPSO Sepetiba
icone tag FPSO
Ícone de foto Fotos
Texto desta matéria
Copiar texto icone para copiar texto da postagem
Download do texto icone para download do texto da postagem
Fotos desta matéria
Download das fotos icone para download das fotos da postagem
Vídeos desta matéria
Download dos vídeos icone para download dos vídeos da postagem

O uso deste material é autorizado apenas para fins editoriais.