Armazenamos apenas os cookies essenciais, necessários ao funcionamento do site, no seu dispositivo. OK
  1. Página Inicial
  2. Petrobras cria ferramenta com Inteligência Artificial Generativa para apoiar mais de 100 mil trabalhadores

Petrobras cria ferramenta com Inteligência Artificial Generativa para apoiar mais de 100 mil trabalhadores

Batizada de ChatPetrobras, solução implementada com a Microsoft Azure OpenAI Service irá apoiar os times da Petrobras na geração de conteúdo criativo e analítico, com segurança e privacidade

Publicado em 05/12/2023 às 10:29:56

Expectativa é que a implantação da plataforma facilite a rotina de trabalho na Companhia.

Foto: Agência Petrobras

Download

Clique para baixar a foto do post


A Petrobras desenvolveu, em parceria com a Microsoft, uma nova ferramenta interna de geração de conteúdos criativos e analíticos para apoiar seus times nas tarefas de trabalho. Batizada de ChatPetrobras, a ferramenta utiliza o modelo GPT e tecnologia de Inteligência Artificial (IA) do Microsoft Azure OpenAI Service. O aplicativo já está disponível por meio de um portal interno para 110 mil trabalhadores da Petrobras, entre empregados próprios e prestadores de serviço, para a realização de diversas atividades como a elaboração de relatórios, resumos, apresentações, além de responder perguntas e dúvidas dos usuários. A expectativa é que a implantação da plataforma facilite a rotina de trabalho na Companhia, levando a reduções de tempo e custos nos processos administrativos e operacionais.

Com essa iniciativa, a Petrobras se une aos principais players globais que estão adotando IA generativa com pioneirismo, valendo-se da segurança proporcionada pelo Azure OpenAI Service para desenvolver uma solução de uso corporativo.

O ChatPetrobras foi desenvolvido com base em políticas de segurança da informação, proteção de dados, conformidade, normas e regulamentações do governo brasileiro às quais a Petrobras está sujeita como uma empresa de economia mista, evitando a exposição de informações internas e garantindo a integridade dos dados empresariais. A solução conta com as mais avançadas camadas de segurança e proteção nativas do Azure OpenAI Service e todos os dados estão protegidos sob o domínio interno da Companhia.

Segundo o gerente executivo de Tecnologia da Informação e Comunicações da Petrobras, Carlos Augusto Barreto, o lançamento do ChatPetrobras é um marco na história da empresa e demonstra o compromisso com a inovação e a transformação digital. "A Petrobras é uma empresa que sempre se reinventou ao longo dos seus 70 anos, buscando novas soluções para os desafios do setor de energia. Essa solução representa uma forma de utilizar a inteligência artificial para aumentar a produtividade, a qualidade e a eficiência dos nossos processos”, afirma.

Com a utilização do ChatPetrobras, a empresa terá ainda mais insumos para tomar decisões mais rápidas e precisas, gerar insights valiosos para o negócio e otimizar processos internos. O Azure OpenAI Service utilizado no ChatPetrobras oferece recursos de compreensão e geração de linguagem natural, tradução e geração de código, e beneficiará tanto as áreas de negócio, por exemplo a Exploração & Produção (E&P), Reservatórios e Poços, como os segmentos administrativos e corporativos, tais como Comercialização, TIC, Engenharia, Jurídico e Recursos Humanos. A solução servirá como arquitetura base para incorporação de IA generativa nas aplicações da Companhia e faz parte da estratégia para democratização do uso de inteligência artificial na Petrobras. A ambição da estatal é que todos seus colaboradores estejam aptos a atuar como cientistas de dados, tendo acesso, de forma simples e ágil, tanto às competências técnicas quanto às ferramentas avançadas para geração de cada vez mais valor para a empresa através de IA.

“Temos uma parceria de longa data com a Petrobras e ficamos orgulhosos em colaborar para que a empresa resolva seus desafios por meio da tecnologia. Esta iniciativa é um ótimo exemplo de como os recursos de IA da Microsoft podem ser aplicados nos mais diferentes setores e têm o potencial de contribuir para a transformação do segmento de Energia, aprimorando a produtividade da força de trabalho e potencializando a eficiência operacional por meio de insights e colaboração”, explica Ricardo Fernandes, vice-presidente de Enterprise Business da Microsoft Brasil.

Sem tags vinculadas ao post.
Ícone de foto Fotos
Texto desta matéria
Copiar texto icone para copiar texto da postagem
Download do texto icone para download do texto da postagem
Fotos desta matéria
Download das fotos icone para download das fotos da postagem
Vídeos desta matéria
Download dos vídeos icone para download dos vídeos da postagem

O uso deste material é autorizado apenas para fins editoriais.