Armazenamos apenas os cookies essenciais, necessários ao funcionamento do site, no seu dispositivo. OK
  1. Página Inicial
  2. Petrobras debate responsabilidade ambiental e mudanças climáticas

Petrobras debate responsabilidade ambiental e mudanças climáticas

No CNN Talks: COP-28, empresa destacou compromisso com meio ambiente

Publicado em 29/11/2023 às 19:00:13

Maurício Tolmasquim participou do CNN Talks: COP-28

Foto: Amando Paiva / Agência Petrobras

Download

Clique para baixar a foto do post


O diretor de Transição Energética e Sustentabilidade da Petrobras, Maurício Tolmasquim, defendeu a descarbonização da matriz energética brasileira e destacou o potencial da empresa na captura CO2, em sua participação no CNN Talks: COP-28, nesta terça-feira (28/11), em São Paulo. No painel "A Transição: novos caminhos para a contenção dos impactos climáticos", Tolmasquim também falou sobre o uso de matérias primas renováveis na produção de combustível, como o SAF no transporte aéreo.
 
“Em 2027, os países vão ter que descarbonizar o combustível da aviação. É um mercado maravilhoso para nós brasileiros e a Petrobras vai entrar nisso, em unidades dedicadas integradas ao nosso refino. Nós somos uma potência energético-ambiental. No combustível marítimo, estamos olhando o biobunker. Em insumos petroquímicos renováveis, rodamos um teste na RPR, uma refinaria no Rio Grande do Sul, na qual temos participação societária, em que entraram 100% de óleo vegetal para produzir matéria prima para a indústria petroquímica”, explicou.
 
O diretor lembrou que, mesmo com a transição energética, ainda haverá demanda por petróleo e destacou a importância do processo de captura e armazenamento de gás carbônico na redução de gases do efeito estufa (CCUS), tecnologia já utilizada pela Petrobras.
 
“Queremos ir além. Queremos ir para outras formações geológicas, não só para capturar o CO2 das nossas refinarias e unidades de tratamento de gás, mas também para fazer negócios. O nosso projeto piloto é no Rio de Janeiro, uma planta de 100 mil toneladas ano", em referência à iniciativa desenvolvida na captura do CO2 da unidade de tratamento de gás em Cabiúnas, em Macaé, no Norte Fluminense.
 
O CNN Talks: COP-28 buscou antecipar as pautas que serão discutidas na conferência das Nações Unidas (ONU), em dezembro, em Dubai, nos Emirados Árabes. Os debates buscam produzir insights sobre as práticas corporativas voltadas à sustentabilidade.
 
COP-28
 
A 28ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP-28) é a principal cúpula da ONU para debate sobre questões do clima. O Emirados Árabes sediará a edição deste ano que reunirá representantes de todo o planeta. O foco será traduzir os compromissos climáticos em ações e progressos reais.
 
O Brasil é tem papel fundamental nas discussões pela importância da Floresta Amazônica e pela liderança em iniciativas que contribuem para a redução das emissões de gases causadores do efeito estufa. Em 2025, o Brasil vai sediar a COP-30, em Belém (PA).

Assista ao vídeo aqui
 

 

Sem tags vinculadas ao post.
Ícone de foto Fotos
Texto desta matéria
Copiar texto icone para copiar texto da postagem
Download do texto icone para download do texto da postagem
Fotos desta matéria
Download das fotos icone para download das fotos da postagem
Vídeos desta matéria
Download dos vídeos icone para download dos vídeos da postagem

O uso deste material é autorizado apenas para fins editoriais.