Armazenamos apenas os cookies essenciais, necessários ao funcionamento do site, no seu dispositivo. OK
  1. Página Inicial
  2. Plataforma P-32 da Petrobras chega ao Estaleiro Rio Grande para destinação sustentável

Plataforma P-32 da Petrobras chega ao Estaleiro Rio Grande para destinação sustentável

Pela primeira vez o desmantelamento de uma plataforma desse porte será realizado no Brasil, com geração de valor à economia local. O processo segue novo modelo de reciclagem de embarcações da companhia

Publicado em 14/12/2023 às 18:28:37

Plataforma P-32 da Petrobras chega ao Estaleiro Rio Grande para destinação sustentável

Foto: Matheus Vieira / Ecovix

Download

Clique para baixar a foto do post


Depois de mais de uma semana de viagem desde a Bacia de Campos (RJ), a plataforma P-32 da Petrobras chegou nesta quinta-feira (14/12) ao Estaleiro Rio Grande (RS), onde será submetida ao primeiro processo de reciclagem de uma unidade desse porte em solo nacional. O desmantelamento, que levará cerca de um ano, segue o novo modelo de reciclagem sustentável da companhia, que acompanha todas as etapas do trabalho, desde o recebimento até a destinação final dos resíduos.

"Esse modelo pioneiro reforça o compromisso internacional da empresa com a sustentabilidade e a transição energética justa. Além disso, o marco representa a criação de novas oportunidades para a cadeia econômica nacional, gerando valor para a sociedade", afirma o diretor de Engenharia, Tecnologia e Inovação da Petrobras, Carlos Travassos.

A plataforma foi adquirida em leilão pela Gerdau, que contratou a Ecovix para o desmantelamento. A desmontagem das estruturas ocorrerá no estaleiro. Na sequência, a Gerdau utilizará a sucata metálica gerada como matéria-prima para produção de aço em sua unidade de Charqueadas (RS). Outros materiais serão enviados para descarte seguro e correto, com praticamente 100% da unidade sendo reciclada.

“Essa iniciativa é pioneira na indústria brasileira do aço e contribuirá para que a empresa siga sendo uma referência na produção de aço com baixa pegada de carbono. Uma das fontes de geração de sucata metálica é o desmantelamento de plataformas como a P-32 e de navios, o que permite com que um volume importante destes materiais seja retirado dos mares brasileiros e transformados em novos produtos de aço, uma vez que o aço é um item 100% reciclável”, afirma Carlos Vieira, diretor de matéria-prima e florestas da Gerdau.

A execução do plano será acompanhada pela Petrobras para garantir o cumprimento das práticas de segurança, meio ambiente, saúde ocupacional e responsabilidade social de forma sustentável e auditável, ao longo de todo o processo de reciclagem. Para o desmantelamento da P-32, estima-se um ano de duração das atividades de reciclagem. A P-32 chega a Rio Grande no momento em que a Petrobras conclui o leilão de venda da plataforma P-33, a segunda a ter destinação pelo novo modelo da companhia. A P-33 deve chegar ao estaleiro em meados de 2024 e, assim como na P-32, o desmantelamento levará cerca de um ano para ser concluído.

"Estamos avançando de forma muito responsável, levando nossa expertise para diversos setores da área naval e contribuindo para a geração de empregos e renda para todo o Sul do Rio Grande do Sul", enfatiza Robson Passos, diretor-presidente do Grupo Ecovix.

"O Brasil tem vantagens competitivas importantes, que o coloca numa posição bastante favorável para se tornar uma referência mundial em descomissionamento sustentável, com foco em geração de valor e respeito às pessoas e ao meio ambiente". O nosso propósito é seguir contribuindo para o desenvolvimento e qualificação do mercado nacional. Para tanto, temos adotado uma série de iniciativas voltadas a ampliar a previsibilidade da nossa demanda ao mercado, com ampla divulgação dos requisitos de sustentabilidade exigidos e o número de unidades a serem recicladas nos próximos dez anos", completa Travassos.

Reciclagem

A Política de Reciclagem para embarcações, adotada pela Petrobras, prevê:

- Implementar ações de minimização da geração de resíduos, prevenção de impactos à biodiversidade, além do reaproveitamento de equipamentos e o fomento à economia circular;

- Reciclar em estaleiros dotados de soluções tecnológicas que garantam a contenção de contaminantes decorrentes das atividades de desmantelamento, impedindo sua liberação para o meio ambiente;

- Inventariar previamente os materiais existentes na embarcação de modo a garantir a elaboração adequada de um plano de reciclagem pelo estaleiro;

- Reciclar a frota de embarcações de forma segura, protegendo o meio ambiente e pessoas que trabalham nos estaleiros de reciclagem;

- Considerar os requisitos da European Union Ship Recycling Resolution nº 1257/2013 no caso de estaleiros internacionais e/ou, no caso dos brasileiros, as licenças de operação e a conformidade com a legislação, regras e regulamentos de meio ambiente, segurança e saúde dos trabalhadores aplicáveis, incluindo gerenciamento de subcontratados;

- Atuar em conformidade com os compromissos que a Petrobras é signatária, incluindo medidas de controle à corrupção e respeito aos direitos humanos reconhecidos internacionalmente.

Plano de descomissionamento

A Petrobras irá destinar mais de US$ 11 bilhões às atividades de descomissionamento nos próximos cinco anos, envolvendo a destinação sustentável de 23 plataformas, o fechamento definitivo de mais de 550 poços e a remoção de quase 2000 km de linhas flexíveis – equivalente à distância entre Rio de Janeiro e Maceió, por exemplo. Após 2028, a empresa prevê a remoção de mais 40 unidades, conforme previsto pelo Plano Estratégico da companhia. Pautado pelas mais rigorosas práticas ASG (ambientais, sociais e de governança), o plano de descomissionamento reforça o compromisso global da empresa com a sustentabilidade e a transição energética justa.

Descomissionamento de Plataformas | Petrobras

 

icone tag Sustentabilidade
icone tag Reciclagem
icone tag Plataforma
icone tag P-32
Ícone de foto Fotos
Texto desta matéria
Copiar texto icone para copiar texto da postagem
Download do texto icone para download do texto da postagem
Fotos desta matéria
Download das fotos icone para download das fotos da postagem
Vídeos desta matéria
Download dos vídeos icone para download dos vídeos da postagem

O uso deste material é autorizado apenas para fins editoriais.