Armazenamos apenas os cookies essenciais, necessários ao funcionamento do site, no seu dispositivo. OK
  1. Página Inicial
  2. Povos tradicionais são tema de oficina da Petrobras para pescadores

Povos tradicionais são tema de oficina da Petrobras para pescadores

Questões de gênero, conflitos intersocietários, direito coletivo desses grupos ao território e saberes tradicionais estão na pauta do encontro

Publicado em 10/08/2023 às 10:35:44

Quem são os povos tradicionais? Como os povos tradicionais podem acessar seus direitos? O que é racismo? Essas são algumas reflexões que estão na programação da oficina de Licenciamento Ambiental: Populações Tradicionais e Conflito no Brasil, que acontece nos dias 10, 17 e 24 de agosto, na sede do Projeto de Educação Ambiental (PEA) Pescarte, em Macaé. O evento é voltado à comunidade da pesca artesanal do município. 
  
A oficina integra uma ampla grade de formações do PEA Pescarte e tem como objetivo contribuir, junto a esse público, para o desenvolvimento da percepção histórica e política acerca da temática dos povos tradicionais, sua legislação pertinente e políticas públicas, com ênfase na pesca artesanal. 
  
Está na programação discutir questões de gênero, geracionais, estigmas, conflitos intersocietários e suas reverberações nos processos de luta pelo desenvolvimento local e direito coletivo desses grupos ao território; abordar os saberes tradicionais e o desenvolvimento sustentável no contexto da Política Nacional de Desenvolvimento Sustentável dos Povos e Comunidades Tradicionais (PCT); além de debater os temas etnicidade, territorialidade e seus vínculos com as correntes de tradições culturais dos PCT. 
 
“Como representantes da indústria, precisamos de um olhar atento às pressões sobre o modo de vida das populações tradicionais, para que haja respeito e alternativas para que esses grupos consigam manter e fortalecer suas relações territoriais e, especialmente, seus saberes tradicionais”, ressalta Cristina Guerreiro, gerente de Manutenção e Pós-Licença para Águas Profundas da Petrobras, área responsável por uma carteira de projetos dessa natureza.
 
Além dos pescadores artesanais, são considerados povos e comunidades tradicionais no Brasil: indígenas, andirobeiras, apanhadores de sempre-vivas, catingueiros, catadores de mangaba, quilombolas, extrativistas, caiçaras, ciganos, povos de terreiros, ribeirinhos, cipozeiros, castanheiras, faxinalenses, fundo e fecho de pasto, geraizeiros, ilhéus, isqueiros, morroquianos, piaçaveiros, pomeranos, quebradeiras de coco babaçu, pantaneiros, retireiros, seringueiros, vazanteiros e veredeiros. 
  
PEA Pescarte faz parte do licenciamento ambiental federal da empresa na Bacia de Campos. Atende à temática da linha de ação A da Nota Técnica do Ibama 01/2010: organização comunitária para a participação na gestão ambiental. Atualmente, contempla 10 municípios da Bacia de Campos e tem como objetivo fortalecer a organização comunitária da pesca artesanal por meio de Projetos de Geração de Trabalho e Renda (PGTRs).

icone tag Sustentabilidade
icone tag Qualificação Profissional
icone tag Licenciamento Ambiental
Ícone de foto Fotos
Texto desta matéria
Copiar texto icone para copiar texto da postagem
Download do texto icone para download do texto da postagem
Fotos desta matéria
Download das fotos icone para download das fotos da postagem
Vídeos desta matéria
Download dos vídeos icone para download dos vídeos da postagem

O uso deste material é autorizado apenas para fins editoriais.