Armazenamos apenas os cookies essenciais, necessários ao funcionamento do site, no seu dispositivo. OK
  1. Página Inicial
  2. Projetos ambientais apoiados pela Petrobras conservaram aproximadamente 254 mil hectares de florestas

Projetos ambientais apoiados pela Petrobras conservaram aproximadamente 254 mil hectares de florestas

Relatório de Sustentabilidade da Petrobras, lançado nesta sexta-feira (23/06), indica também queda de 39% nas emissões absolutas de gases do efeito estufa pela companhia

Publicado em 23/06/2023 às 19:51:44

Relatório de Sustentabilidade 2022 é divulgado

Foto: Divulgação Petrobras

Download

Clique para baixar a foto do post


Os projetos ambientais apoiados pela Petrobras contribuíram para a recuperação ou conservação direta de cerca de 254 mil hectares de florestas localizadas nos biomas da Mata Atlântica, Amazônia, Caatinga e Cerrado. Para se ter ideia, essa área restaurada equivale a mais de duas vezes o município do Rio de Janeiro – ou, ainda, a cerca de 254 mil campos de futebol. Este é um dos resultados apresentados no Relatório de Sustentabilidade 2022, com informações sobre as principais atividades, iniciativas, práticas de gestão, indicadores e compromissos relacionados às questões ambientais, sociais e de governança (ASG) da companhia.  Em relação à descarbonização das operações, a redução absoluta de emissões de gases do efeito estufa em 39% é outro resultado destacado no documento. 
 
“Esse trabalho de conservação e restauração nos biomas brasileiros reflete nosso compromisso com a garantia de um futuro sustentável para as próximas gerações e com a redução de emissões de gases de efeito estufa. Os projetos que apoiamos contribuíram para evitar as emissões de 2,3 milhões de toneladas/CO2 equivalente, considerando a remoção líquida e as emissões evitadas por ações que previnem o desmatamento”, disse o gerente executivo de Responsabilidade Social, José Maria Rangel.

Redução de emissões e compromisso de descarbonização

Entre 2015 e 2022, a Petrobras conseguiu reduzir em 39% suas emissões absolutas operacionais de gases de efeito estufa (GEE), com aumento da eficiência em emissões em todos os segmentos onde atua. Esta redução, alinhada com a ambição de zerar emissões absolutas operacionais até 2050, reforça o compromisso da empresa em expandir sua atuação em negócios de baixo carbono.

A atuação da Petrobras em negócios de baixo carbono se expande por meio do desenvolvimento de novos negócios em CCUS (carbon capture, utilisation and storage), energia renovável, hidrogênio e biorrefino. Ao mesmo tempo, a empresa também investe em soluções baseadas na natureza para a mitigação das mudanças climáticas, em especial a preservação e a ampliação de florestas.

Maior seleção pública da história da Petrobras
 
Em paralelo, a Petrobras abriu em 2023 a maior seleção pública para projetos socioambientais de sua história, com previsão de investir R$ 432 milhões em projetos sociais e ambientais. A iniciativa recebeu um número recorde de inscritos: foram mais de 400 inscrições, em sua maioria das regiões Norte e Nordeste.

Ações para preservação da fauna
 
Além dos projetos focados em restauração e conservação de florestas, a Petrobras apoia uma série de iniciativas para preservação da fauna. Já são 236 espécies da fauna monitoradas, estudadas ou protegidas, das quais 58 ameaçadas de extinção, incluindo a onça-parda, anta, tatu-bola, muriqui-do-sul, além de espécies de baleias, corais, aves, copeixes e tartarugas. Também há ações para preservar a biodiversidade vegetal, alcançando 402 espécies de flora em ações de proteção, monitoramento e pesquisa, bem como plantio e coleta de sementes para reflorestamento.
 
Na pesquisa científica, a carteira ambiental já soma mais de 540 pesquisadores participando das atividades, com mais de 300 publicações em artigos, livros, cartilhas e eventos técnicos e científicos.

Conservação da biodiversidade no oceano
 
Outra linha de atuação é a preservação dos ecossistemas costeiros e marinhos, áreas onde a Petrobras concentra maior parte da nossa atuação. A empresa investe há mais de 40 anos em projetos voltados para conservação e recuperação de ecossistemas e espécies costeiras e marinhas, com resultados que se refletem na recuperação de espécies ameaçadas, como a baleia-jubarte, cuja população vem aumentando nos últimos anos, e os meros. 
 
Essa atuação também envolve ações de educação ambiental junto às comunidades que convivem com os ecossistemas marinhos, como pescadores, turistas, moradores de regiões costeiras, a pesquisa científica sobre espécies ameaçadas e a participação na elaboração e execução de políticas públicas para a conservação dos biomas marinhos, e também a sua atuação em rede, incentivando os projetos a potencializarem sua produção. Temos, por exemplo, a Rede Biomar, formada por projetos de conservação da biodiversidade marinha, e a Redágua, com foco em ações ambientais no entorno da Baía de Guanabara.

Atuação social

Além das ações voltadas para o meio ambiente, o Programa Petrobras Socioambiental também tem duas linhas de projetos sociais - Educação e Desenvolvimento Econômico Sustentável –que atendem comunidades na área de abrangência das atuações da empresa. Em 2022 esses projetos alcançaram a marca de 25 mil participantes formados através de iniciativas de educação para o mercado de trabalho ou ações de melhoria da qualidade do ensino, possibilitando aumento de renda para cerca de 1.100 participantes durante o período.

As iniciativas voltadas para crianças alcançaram mais de 7 mil participantes diretos - com um destaque especial para as ações atendendo à primeira infância (crianças de 0 a 6 anos) por meio de atividades educacionais e iniciativas para mobilização e aperfeiçoamento da rede de proteção aos direitos da criança e do adolescente em todas as regiões do Brasil.

O Relatório de Sustentabilidade completo pode ser conferido neste link.

icone tag Sustentabilidade
icone tag Floresta
icone tag Descarbonização
icone tag Conservação
Ícone de foto Fotos
Texto desta matéria
Copiar texto icone para copiar texto da postagem
Download do texto icone para download do texto da postagem
Fotos desta matéria
Download das fotos icone para download das fotos da postagem
Vídeos desta matéria
Download dos vídeos icone para download dos vídeos da postagem

O uso deste material é autorizado apenas para fins editoriais.